Pontos Turísticos › Praça da República em São Paulo

A Praça da República é um dos mais tradicionais pontos de São Paulo. Localizada no centro da cidade, a praça é visitada diariamente por pessoas do mais diversos estilos que aproveitam para conhecer o famoso local que guarda um pouco da história da metrópole.

Antigamente o lugar era conhecido como Largo dos Curros. Era ali que os paulistanos do século XIX se divertiam ao assistir os rodeios e as touradas da época. De lá para cá o nome do espaço mudou várias vezes. Já foi chamado Largo da Palha, Praça dos Milicianos, Largo 7 de abril, Praça 15 de Novembro e finalmente, em 1889, ficou definido Praça da Republica.

Construída a partir do modelo de urbanização européia, a praça, que faz um elo entre o centro velho e o centro novo, foi escolhida em 1894 como o endereço da Escola Normal Caetano de Campos. O belo edifício planejado por Ramos Azevedo é atualmente a sede da Secretaria Estadual da Educação.
Palco de manifestações importantes da história nacional, a República já presenciou a guerra de brasileiros que lutaram por mudanças políticas do nosso País.

Mas o que torna essa parte do centro ainda mais conhecida é sua Feira de Arte e Artesanato. Maior e mais antiga, a “superlativa” feira da República abriga mais de 600 barracas e comercializa principalmente artesanato vindo dos estados do Norte e Nordeste, além de países vizinhos, como o Peru. Colares, brincos, objetos para casa e tantos outros artigos que mostram a cara e a cultura do Brasil e encantam turistas de todos os lugares que vêm curtir a criatividade dos artesãos.

Tudo teve inicio em 11 de novembro de 1956, quando o filatelista J.L. Barros Pimentel fundou no local uma mini feira de selos que, logo depois, atraiu os colecionadores de moedas. Em seguida vieram os inconfundíveis hippies difundindo o movimento “paz e amor”. Foram eles que abriram espaço para a chegada dos artistas vinte anos mais tarde. Com o tempo, a exposição de telas das mais variadas escolas tornou a feira numa grande galeria a céu aberto. São mais de 50 artistas que deixaram os estandes sofisticados para que sua arte chegasse onde o povo está.

Também atrai os visitantes os quitutes da área gastronômica que não perde em diversidade e deixa qualquer um com água na boca.

Atualmente a Praça da República passa por obras de revitalização que visam aprimorar o espaço para o uso de descanso e lazer da população. Segundo a Subprefeitura da Sé, responsável pelo projeto, as intervenções serão finalizadas em poucos meses.

SERVIÇO:
PRAÇA DA REPÚBLICA
Metrô República
Feira de arte e artesanato aos sábado e domingos, das 9h às 17h.


fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/eventos/acontece.asp?idnot=509

O em São Paulo é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em São Paulo visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital