Pontos Turísticos › em São Paulo

O emblema arquitetônico e histórico da cidade está localizado no Parque do Ibirapuera. Obra de Victor Brecheret, o monumento de 50 metros de extensão e que consumiu quase trinta anos de trabalho, homenageia o avanço dos bandeirantes rumo ao interior.

A idéia da criação do monumento surgiu em 1921, logo após a Primeira Guerra Mundial e só foi inaugurada em 1953. No dia 25 de janeiro daquele ano acontecia a comemoração do 399º aniversário da cidade. Com 12 metros de altura, o monumento representa uma expedição bandeirante subindo um plano, com dois homens a cavalo. Uma das imagens representa o chefe português e a outra, o guia índio. Atrás deles, há um grupo formado por índios, negros, portugueses e mamelucos, que puxa a canoa das monções, usada pelos bandeirantes nas expedições pelos rios.

O monumento, também conhecido como "Empurra-Empurra", consumiu 250 blocos de granito, alguns pesando até 50 toneladas. Victor Brecheret nasceu em 1894, participou da importante Semana de Arte Moderna de 1922 e é considerado o maior escultor brasileiro do século XX.

fonte:http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/do/saopaulo?op=viewForm&coConteudo=3255&coSeqEstrutura=1901

O em São Paulo é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em São Paulo visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital