Pontos Turísticos › JARDIM BOT├éNICO em São Paulo

No final do século XIX, a preservação da natureza já era uma questão importante em São Paulo. Em 1893, a administração pública estadual desapropriou uma área de vasta mata nativa, ocupada por chácaras, com o objetivo de proteger a floresta e as nascentes do Riacho do Ipiranga, localizadas na zona sul da cidade.

Até 1917, a região serviu para o abastecimento de água do bairro do Ipiranga. Mas em 1928, o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne foi convidado pelo Estado para implantar um horto botânico no local. Por um projeto de sua autoria, nasceu o Jardim Botânico de São Paulo, inaugurado na década de 1930.

Atualmente, o Jardim Botânico pertence ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo. Sua área de 360 mil m² de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente pelo lugar.

Entre as atrações, destaca-se o Jardim de Lineu, cuja estrutura paisagística é inspirada no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia. Suas duas estufas são repletas de plantas nativas da mata atlântica e, duas vezes ao ano, acontece uma exposição de bromélias. Outra visita imperdível é ao Orquidário, com mais de 400 diferentes tipos.

Para os que apreciam uma boa caminhada no meio da floresta, há a opção de conhecer a Trilha da Nascente por um deck de madeira suspenso, de 360 m. Ao fim da travessia, chega-se à nascente do Riacho do Ipiranga. A trilha é leve e está adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Já os amantes e estudiosos da botânica encontram na biblioteca uma variedade de 60 mil livros, teses e periódicos especializados em flora. No herbário, estão mais de 300 mil plantas secas catalogadas para estudo.

Há opção de agendar visitas monitoradas ao Jardim Botânico. A duração deste passeio varia de uma a duas horas, dependendo da faixa etária do grupo, e tem preço à parte.


Serviço:

Jardim Botânico
End: Av. Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – Zona Sul – São Paulo
Tel: (11) 5073-6300 – ramal 225
E-mail: faleconosco@ibot.sp.gov.br
Site: www.ibot.sp.gov.br
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h30)
Preço: R$ 3


Texto: Caio Silveira


fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/eventos/acontece.asp?idnot=908

O em São Paulo é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em São Paulo visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital