Pontos Turísticos › Instituto Butantan em São Paulo

Em 1898, uma equipe da Saúde, da qual participava Vital Brazil identificou um surto epidêmico de peste bubônica no porto de Santos que ameaçava alastrar-se. A necessidade de soro levou o Estado a instalar a sua produção em local distante do centro da cidade, tendo sido escolhida a Fazenda Butantan. Em fevereiro de 1901 foi oficialmente criado o Instituto Serumtherapico, posteriormente Butantan.

Treze anos mais tarde, o Instituto ganhava prestígio e importância e sua ampliação era emergente. Inaugurou-se então, o Prédio Central do Instituto, o primeiro a ser construído para instalar propriamente muitos laboratórios.

Hoje, o Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente, com a saúde pública. Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, o Butantan mantém 3 museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) e um parque belíssimo.

O Museu Biológico caracteriza-se pelo caráter educativo e cultural, ensinando através dos animais vivos que abriga como serpentes, aranhas e escorpiões, lagartos e anfíbios. Já o Museu de Microbiologia faz parte do complexo científico do Instituto Butantan e está localizado em moderno prédio específicamente desenhado para abrigá-lo. Sua concepção original e inovadora proposta educacional o tornam um museu científico único e diferenciado, o primeiro do gênero na América Latina.

O Museu Histórico exibe, por sua vez, equipamentos, painéis e documentos históricos, bem como exposições temporárias de caráter técnico-histórico e cultural.

Fundado em 23 de fevereiro de 1901, como Instituto Serumtherapico, o Butantan abriga uma das maiores coleções de serpentes do mundo, laboratórios sofisticados e o mais moderno centro de produção de vacinas, soros e biofármacos da América Latina.

Serviço:

INSTITUTO BUTANTAN
End.: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã – Zona Oeste - São Paulo – (trem Hebraica Rebouças).
Tel.: (11) 3726-7222 – ramais 2206 ou 2155
E-mail: instituto@butantan.gov.br
Site: www.butantan.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 9h às 16h30.
Preço: A visitação ao Instituto é gratuita e o custo para visitação aos museus é R$2.


fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/eventos/acontece.asp?idnot=306
 

O em São Paulo é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em São Paulo visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital