Pontos Turísticos › Estação da Luz em São Paulo

Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa uma área de 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para a que o novo marco da cidade fosse considerado como sala de visita de São Paulo. Todas as personalidades ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar lá. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em seu saguão e por lá passavam ao se despedir.

A Estação tornou-se a porta de entrada da cidade também para os imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole. Esta importância, concedida à São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído por aviões, ônibus e carros, muito mais rápidos que os trens.

Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução foi bancada pelo governo e se estendeu até 1951, quando foi reinaugurada. A estação ainda passou por outras reformas ou restaurações e agora passa por um processo limpeza geral. Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM - monitorados pelo Departamento de Preservação Histórica - DPH -, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico - CONDEPHAT - e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN -, órgão do Ministério da Cultura, estão dando banho na mais charmosa das estações de trem da cidade.

Estão sendo realizadas a lavagem e a escovação das paredes e dos oito pilares, a pintura do teto, a restauração do piso, incluindo a rosácea (desenho artístico) e o tratamento de esquadrias e batentes de madeira do mezanino na face voltada à gare. Boa parte do trabalho é artesanal e fotos foram tiradas antes do início da reforma para que todas as características sejam mantidas.

Em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).

Serviço:
Estação da Luz
Horário: das 4h às 24h
Praça da Luz, 1, tel. 0800-550121

fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/do/saopaulo?op=viewForm&coConteudo=4428&coSeqEstrutura=1901

O em São Paulo é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em São Paulo visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital