Pontos Turísticos › Cinemateca Brasileira em São Paulo

A Cinemateca Brasileira é uma biblioteca de material audiovisual responsável por guardar, difundir e restaurar um grande acervo, um dos maiores da América Latina. Lá o público pode assistir a filmes durante seus eventos e festivais, realizar pesquisas profissionais e escolares, freqüentar cursos, fazer consultas ao laboratório fotográfico e arquivos especiais.

Surgiu a partir da criação, em 1940, do Clube de Cinema de São Paulo, cujos fundadores eram jovens estudantes do curso de filosofia da Universidade de São Paulo (USP). O clube foi reinaugurado em 1946 e, em 1984, já como Cinemateca, foi incorporada ao governo federal como um órgão do então Ministério de Educação e Cultura (MEC) e hoje está ligada à Secretaria do Audiovisual.

A mudança da sede para o espaço atual, cedido pela Prefeitura de São Paulo, ocorreu a partir de 1992. Seus edifícios históricos do século XIX foram tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo – e restaurados pela entidade.

Hoje a Cinemateca tem cerca de 200 mil rolos de filmes, que correspondem a 30 mil títulos entre longas e curtas. Os filmes e vídeos são incorporados, em sua maioria, por meio de doação. São obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895. As coleções mais significativas de cinejornais são as do Cine Jornal Brasileiro, Carriço e Bandeirantes da Tela, todos feitos a partir da década de 1930 em nitrato de celulose. Possui também um amplo arquivo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Também pertence ao acervo a coleção de imagens da extinta TV Tupi – a primeira emissora de televisão brasileira. Em 1985, a instituição herdou 180 mil rolos de filme 16 milímetros com reportagens veiculadas nos telejornais da emissora, além de fitas de vídeo com a programação de entretenimento.

Vale a pena conferir a programação da Cinemateca, sempre recheada de eventos interessantes, e o acervo, que traz uma rica parte da história do Brasil e até de outros países.

Serviço:

CINEMATECA BRASILEIRA
End.: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – Zona Sul – São Paulo (Metrô Vila Mariana)
Tel.: (11) 3512 6111
Site: www.cinemateca.com.br
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado e domingo, de acordo com a programação.
Preço: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
Gratuito para alunos de escolas públicas.


Texto: Renato Caetano

fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/eventos/acontece.asp?idnot=805

 

O em São Paulo é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em São Paulo visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital